sábado, 20 de março de 2010

Indicadores de Qualidade de Sites Educativos

Tendo em conta o paper:

Carvalho, A. A. (2005). Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação: Avaliação de locais virtuais de conteúdos educativos, Número 2, Ministério da Educação, 55-78. http://hdl.handle.net/1822/5922

Foi-nos proposto responder às seguintes questões:


a) Como avaliar a informação online?

b) Como analisar um website educativo?


Tendo em conta o desafio, passa-se a responder às questões colocada:

a) Um site deve disponibilizar o nome do autor e o seu contacto electrónico, facultando a possibilidade do utilizador interagir com o autor. Em alguns sites surgem fóruns temáticos. Para além da informação é valorizado a comunicação.

A forma como a informação é apresentada tem que convidar à leitura. Desta forma, os títulos e subtítulos devem estar destacados, os parágrafos curtos, o espaçamento entre linhas de 1,5; sendo o espaçamento entre parágrafos superior ao das linhas. O texto com fonte sem serifa surge alinhado à esquerda. A mancha gráfica deixou de ocupar 100% do ecrã, não excedendo os 80%.

Um site é constituído por um conjunto de páginas ligadas entre si,
estabelecendo hiperligações a outros sites. A página de entrada (Home) deve disponibilizar o título do site, a sua finalidade, o público-alvo, a pessoa ou entidade responsável por ele, os contactos, as datas de criação e de actualização. É conveniente que tenha os requisitos de optimização do site (versão e nome do browser e resolução do ecrã) e que na barra superior do browser surja o nome do site.

O menu deve reflectir as secções do site e estar sempre disponível, bem como a ajuda
ao utilizador, o nome do site e o nome da página. Em rodapé, devem surgir os direitos de autor, a data de actualização e o URL. Se o site for grande deve ter motor de pesquisa interno.

A interface deve ser agradável e consistente entre as diferentes páginas, permitindo que o utilizador navegue facilmente no site e não se desoriente.



b) Um site educativo tem que ter subjacente os princípios básicos estruturais, de navegação, de orientação, de design e de comunicação de qualquer site mas, para além disso, um site educativo tem que motivar os utilizadores a quererem aprender, a quererem consultar e a quererem explorar a informação disponível. Para isso, o site deve integrar actividades variadas.

Assim propõe-se nove dimensões, que integram os indicadores de qualidade de um site educativo, nomeadamente:

- a identidade: o nome do site, o seu propósito ou finalidade, a autoridade, a data de criação e da última actualização;

- a usabilidade: fácil de usar e fácil de aprender a usar, bem como no grau de satisfação sentido pelo utilizador;

- a rapidez de acesso: rapidez interna de acesso tendo em conta as hiperligações;

- os níveis de interactividade: o nível de interactividade proporcionado, no sentido de desafio ao aluno;

- a informação: tendo en conta a temática e adequação às orientações curriculares, abordagem feita ao assunto, correcção do texto (escrito ou oral), referências bibliográfica, data e actualidade e autor;

- as actividades: devem levar os alunos aconhecere a informação nele disponível ou outras temáticas complementares em outros sites afins, podem ser de pesquisa orientada, jogos e exercícios com correcção automática;

- a edição colaborativa online: é uma forma de alunos colaborarem num trabalho a partir de casa ou de qualquer outro lugar, havendo envolvimento entre professores e alunos, bem como, interacção entre escolas;

- o espaço de partilha: espaço em que podem ser disponibilizados os trabalhos realizados pelos alunos ou pelos professores;

- a comunicação: capacidade de proporcionar fóruns de discussão, para que haja um espaço de reflexão que motive os utilizadores a regressarem ao site. Deverá ser um espaço em que alunos, professores e encarregados de educação possam intervir.


É importante que o professor, mantendo o seu papel de orientador da aprendizagem, tire partido dos sites educativos com qualidade existentes na Web, rentabilizando a informação online e educando os alunos para a Sociedade da Informação.

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