sexta-feira, 23 de abril de 2010

Caça ao Tesouro

Esta Caça ao Tesouro destina-se a alunos de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente, a alunos do 9.º ano para iniciação do tema Probabilidades.




Introdução:
Esta tarefa pretende auxiliar-te na construção do conhecimento relativo às Probabilidades, bem como cimentar as tuas capacidades de pesquisa na web... Pensa que o facto de aprenderes Probabilidades te ajudará a definires se um jogo é justo e até mesmo saberes as probabilidades de ganhar o Euromilhões... Desta forma, deixo um conjunto de questões para responderes. No final, poderás enviar as tuas respostas para o meu e-mail ( m.isabellsilva@gmail.com).

Boa sorte...


Questões:

1. O que é um fenómeno aleatório?


http://profs.ccems.pt/RosaFerreira/12_08_09/probabilidades/plano01/aula01_01_08_09.pps


http://www.mct.uminho.pt/disciplinas/me/Acetatos/acetatos2.pdf


http://www.dqb.fc.ul.pt/cup/44349/cap2.pdf



2. Qual é o espaço amostral(de resultados) de um rapa?


http://matematica.no.sapo.pt/prob092003.pps.


http://estatisticageral.blogspot.com/2009/05/introducao-probabilidade.html


http://matematicas.no.sapo.pt/b2prob.html



4. Indica um acontecimento elementar e um composto do lançamento de um dado numerado de 1 a 6.


http://www.freewebs.com/mvrvcc/Probabilidades.pdf


http://www.slideshare.net/jjmpleal/probabilidades-parte-1-ismt


http://page.esec-aquilino-ribeiro.rcts.pt/matematica/raqueldionisio.pps.


http://www.prof2000.pt/users/bmaximino/ProbabilidadesAF.htm



3. Como se calcula a probabilidade de um acontecimenteo pela regra de Laplace?


http://anacasola.files.wordpress.com/2008/06/exercicios-probabilidades-e-estatistica-9c2ba-ano1.doc


http://imagens.webboom.pt/recurso?&id=1384342


http://www.scribd.com/doc/12843116/Matematica-Aula-39-Probabilidade



4. Qual a probabilidade de sair coroa no lançamento de uma moeda?


http://www.iconica.com.br/arteacaso/artigos/ronaldo_entler_probabilidades.html


http://www.cultura.ufpa.br/dicas/biome/biopro.htm


http://grupoenge.com/ficheiros/files/2008hubertt2anof1aula04.pdf




Último desafio:


Nas escolas, a escolha das equipas de um jogo é feita, às vezes, por dois alunos, que vão indicando alternadamente os colegas que querem na sua equipa. Para decidir quem começa, um processo que se usa é o seguinte: os dois alunos escondem uma das mãos atrás das costas e depois, ao mesmo tempo, cada um mostra um certo número de dedos, consoante a soma dos dois números é par ou impar, assim será um ou o outro a começar.

Será que este processo é justo?


Para te ajudar a responder a esta questão, deixo-te esta imagem para veres todos os casos possíveis:




Aguardo a tua resposta no meu e-mail :)

Sem comentários:

Enviar um comentário