terça-feira, 9 de março de 2010

PTE

No âmbito da Unidade Curricular Tecnologia Educativa fomos explorar o Plano Tecnológico da Educação, através do site: http://www.pte.gov.pt. Desta forma, foi-nos proposto responder às seguintes questões:

a) Quais são os 3 eixos do PTE?
b) Quais os projectos afectos a cada um dos 3 eixos?
c) Qual a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) – computadores como ferramentas cognitivas?

Em relação à última alinea, de referir que Jonassen (2007) defendia que:

Os alunos aprendem pensando de forma significativa, sendo o pensamento activado por actividades que podem ser proporcionadas por computadores ou por professores.

Ao representarem o que sabem nas formas exigidas por diferentes ferramentas cognitivas os alunos estão a pensar.

Ferramentas cognitivas são aplicações informáticas que exigem que os alunos pensem criticamente (envolvendo-se cognitivamente) para representarem o que sabem.

Desta forma, passo à resposta das questões colocadas:

a)Os três eixos de actuação do PTE são: Tecnologia, Conteúdos e Formação.

b)Os projectos afectos a cada eixo podem ser apresentados no seguinte quadro:


c) A resposta a esta questão não é tão linear quanto as anteriores, pois, apesar de observarmos preocupações na introdução de várias tecnologias da informação nas escolas o presente plano não fornece sugestões para a prática, ou seja, verifica-se metas, objectos a atingir na inclusão de equipamentos tecnológicos nas escolas, contudo não dão indicações sobre as suas utilizações no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa e construtiva junto dos alunos. Contudo, verifica-se uma breve referência ao uso da plataforma e-learning, pois, pode ler-se:

"Catalisadoras da utilização de recursos electrónicos como complemento ou mesmo substituto aos métodos tradicionais de ensino em sala de aula.
Catalisadoras da alteração das práticas pedagógicas, promovendo práticas de ensino mais interactivas, construtivistas, assim como a criação da cultura de aprendizagem ao longo da vida."

No entanto, não é uma referência relevante na condução de professores e alunos a práticas melhoradas, activas e construtoras de uma aprendizagem significativa no processo de ensino.

Desta forma, concluí-se que não existiram preocupações em apresentar propostas educativas para os professores para que estes possam conduzir os alunos, através das novas técnologias desenvolverem um pensamento activo na construção do conhecimento

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